Trata-se de Mandado de Segurança com pedido liminar impetrado pela Câmara Municipal de Nova Andradina – MS, apontando como autoridade coatora o Prefeito Municipal, cujo obetivo é a sustação dos efeitos do art. 3º, inciso II, da EC nº58/2009, determinando à autoridade coatora que preserve os repasses duodecimais nos mesmos Ãndices anteriores à emenda.
Segundo o magistrado:
Parece-me, numa análise de cognição não exauriente, tÃpica dos provimentos liminares, que não pode a Emenda Constitucional que só entrou em vigor em 2010 retroagir para invalidar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária promulgadas em 2009, razão pela qual, consequentemente, não poderia o Prefeito Municipal comunicar a Câmara Municipal que não cumpriria a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária aprovadas no ano de 2009 em razão da necessidade de observância da Emenda Constitucional que entrou em vigor a partir do ano de 2010.
Em conclusão:
Posto isso, DEFIRO a liminar pleiteada para o fim de determinar à autoridade impetrada que, em relação ao exercÃcio de 2010, efetue o repasse duodecimal devido à Câmara Municipal de Nova Andradina-MS conforme disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária do MunicÃpio de Nova Andradina-MS, respeitando-se o limite de 8% estabelecido no art. 29 da Constituição Federal, com a redação vigente antes da entrada em vigor da Emenda Constitucional nº 58/2009.
Clique aqui e acesse a liminar na Ãntegra.
Pingback: Tweets that mention Vereadores.net » Acesse aqui a liminar que impediu redução do duodécimo! -- Topsy.com
Estou vereadora, de uma cidadezinha do interior. Gostaria de obter o modelo da inicial contra a redução dos subsÃdios, para que eu possa entrar contra o executivo que vem repassando a menor o nosso subsÃdio, desde o ano passado. Como a maioria dos vereadores são a favor do exeecutivo,nos a menoria ficamos a mercê. Por gentileza me envie o molelo do mandado de segurança.
Grata.
Pingback: Vereadores.net » ECn° 58 X liminares: sonho ou pesadelo?
Existe algum entendimento,onde diz na emenda 58 que esta queda do duodecimo tem que recair no subsidio do vereador. porque aqui em Almadina-ba a presidente da camara está repassando esta queda supra citada diretamente para os vereadores. Se alguem estiver um entendimento juridico sobre o assunto por favor me esclareçam.