Câmaras Municipais terão acréscimo de 7.716 vereadores em 2013

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo jornal O Globo, indica que o número de vereadores do país em 2013 vai aumentar dos atuais 51.992 para 59.708.

O acrescimo se justifica através do aumento populacional constatado pelo Censo 2010 do IBGE, e pela emenda constitucional que mudou o cálculo do tamanho das Câmaras.

Segundo O Globo, o aumento das vagas vai coincidir com o reajuste salarial para os vereadores de todo o país, num efeito cascata provocado pelo reajuste de 62% de deputados e senadores.

O presidente da Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues, não acredita que todas as cidades que podem aumentar o número de vereadores vão fazê-lo, por causa dos custos extras que isso pode significar nos orçamentos dos municípios. Segundo ele, cabe às câmaras aprovarem a emenda à Lei Orgânica do Município para adequar a cidade ao que determina a Constituição. As Câmaras decidem se vão estabelecer o que o número de vereadores seja o máximo permitido.

Em Maracanaú, uma reunião entre uma comissão de suplentes e os Vereadores não chegou a bom termo, já que o Vereador Raimundo Travassos posicionou-se como porta voz dos Vereadores e marcou uma decisão sobre o número de vagas somente para setembro de 2011.

Segundo um suplente que preferiu não identificar-se “isto é uma tentativa de chantegear os suplentes para aceitarem Vereadores nos partidos”.

A História deve render muito em 2011.

Fonte: maracanet.com

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *