Prosposta da Câmara dos Deputados estende direito de propor PECs a câmaras municipais

Proposta quer garantir às câmaras municipais direito já assegurado às assembleias legislativas

Wilson Picler quer garantir às câmaras municipais direito já assegurado às assembleias legislativas. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 468/10, dos deputados Wilson Picler (PDT-PR) e Mário Heringer (PDT-MG), em tramitação na Câmara, que estende às câmaras municipais o direito de propor emendas constitucionais.

Pela proposta, a PEC deverá ser assinada pela maioria simples (mais da metade dos vereadores presentes na sessão) de no mínimo 20% das câmaras de todos os municípios do País – o que representa 1.113 câmaras, de acordo com dados do IBGE de 2008. Além disso, no mínimo cinco estados deverão estar representados.

Atualmente, a Constituição pode ser alterada por iniciativa do presidente da República; de no mínimo 1/3 dos deputados federais ou dos senadores; e de mais da metade das assembleias legislativas, com apoio da maioria simples de cada uma delas.

Contribuição

Segundo os autores, as câmaras municipais podem contribuir para o aperfeiçoamento do processo legislativo e fazer com que as decisões do Congresso representem ainda mais os anseios da população.

“As câmaras municipais compõem a base da pirâmide política brasileira, pois os vereadores são os agentes políticos mais próximos do cidadão e têm pleno conhecimento das demandas da comunidade”, afirmam.

Tramitação

A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e, em seguida, pelo Plenário, onde precisará ser aprovada em dois turnos.

Fonte: Agência Câmara

2 comentários

  1. ASSIS DA PARAÍBA

    ATENÇÃO SUPLENTES DA PARAÍBA E ESTADOS VIZINHOS!!!

    NA QUALIDADE DE COORDENADOR DA FLB DA PARAÍBA, ESTOU CONVOCANDO TODOS OS SUPLENTES DA PARAÍBA E DE OUTROS ESTADOS VIZINHOS E QUE TENHAM A LEI ORGÂNICA DO SEU MUNICÍPIO ADEQUADA AO NOVO NÚMERO DE VEREADORES, APROVADA ANTES DAS CONVENÇÕES DE 2008 E QUE QUEIRAM ENTRAR COM RECURSO NO SENTIDO DE SEREM EMPOSSADOS, JÁ QUE EXISTE JURISPRUDÊNCIA, COMO TODOS JÁ SABEM SOBRE A CIDADE DE ITAPORÃ – MT.
    ESTAMOS TODOS DANDO ENTRADA NA JUSTIÇA COM UM ADVOGADO RENOMADO AQUI DA PARAÍBA, Dr. GUSTAVO. PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, LIGAR PARA O MEU TELEFONE: 083 91348867

    VALOR DA AÇÃO: 500 REAIS PARA DAR ENTRADA NA JUSTIÇA E TOMANDO POSSE BASEADO NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, PAGARÁ QUATRO PARCELAS IGUAIS MENSALMENTE NO VALOR DA METADE DO SUBSÍDIO DE VEREADOR.

    ESTA É NOSSA ESPERANÇA DE RECUPERAR NOSSOS MANDATOS, ARRANCADOS A FORÇA ATRAVÉS DE UMA ADIN, DESMORALIZANDO TODO O CONGRESSO NACIONAL, ENVERGONHANDO TODOS NÓS BRASILEIROS, MAS COM FÉ EM DEUS, SEREMOS VITORIOSOS.

    POR ASSIS DA PARAÍBA ( 0xx83 91348867 )

    UM ABRAÇO FRATERNO A TODOS QUE LUTARAM, LUTAM E CONTINUAM ACREDITANDO NA JUSTIÇA.

  2. João Geraldo Carvalho Canettieri

    ASSIS DA PARAÍBA, apesar de ser um direito Justo e Perfeito, acho já não ser a hora, devemos sim trabalharmos com tolerância para eleições de 2012. Sem esquecer dos que votaram contra a PEC dos Vereadores.
    Quem sabe um dia nossa classe será unida de verdade.
    TAF.:

    João Geraldo Carvalho Canettieri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *