Câmara vota na 4ª PEC que aumenta vagas para vereadores

A Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 336/09 que aumenta o número de vereadores no País.

A matéria que será votada em sessão extraordinária e em segundo turno também restringe os gastos com as câmaras municipais e aumenta de 3 para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter com base na população. Isso representará cerca de oito mil vagas a mais das existentes.

O substitutivo do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), pela comissão especial que analisou o assunto, incorpora, sem mudança de mérito, a PEC 379/09. Ela também é do Senado e propõe limites menores de gastos com câmaras municipais.

Fonte: CampoGrandeNews

2 comentários

  1. tony ueno

    Mais suplentes viajam a Brasília para votação da PEC

    Fernanda França

    Mais um grupo de suplentes em Mato Grosso do Sul viaja nesta terça-feira para Brasília, onde acompanharão a votação da chamada PEC dos Vereadores. A proposta entra na pauta desta quarta-feira

    De Campo Grande, sai um ônibus, uma van e 10 suplentes de avião. Também segue para Brasília um carro de Três Lagoas e outro de Ponta Porã.

    Cerca de 75 suplentes de vereador viajaram na semana passada para Brasília, mas a PEC que amplia o número de vagas nas Câmaras e diminui os percentuais dos repasses não foi votada.

    A PEC 336/2009 garante o retorno de mais de 7.300 novos vereadores enquanto a PEC 379/2009 irá diminuir os percentuais dos repasses para as Câmaras Municipais. Uma está apensada à outra, e serão votadas em bloco pelo plenário.

    A aprovação da proposta será retroativa às eleições de 2008. Somente os salários começarão a ser pagos aos suplentes assim que assumirem os mandatos.

    Campo Grande – Segundo o suplente Tony Ueno (PT do B), um dos que serão beneficiados com o aumento das vagas, a expectativa é que oito vereadores assumam vagas em Campo Grande.

    De acordo com ele, a contagem populacional em Campo Grande ultrapassou os 755 mil habitantes. Pela regra, a partir de 750 mil e 1, até 900 mil, a Câmara precisa ter 29 vereadores. Hoje a Capital dispõe de 21.

    Se o dado for confirmado, poderão assumir as vagas, além de Tony Ueno, os suplentes Maria Emília Sulzer (PMDB), Athayde Nery (PPS), Alex do PT, Eduardo Romero (PV), Deley Pinheiro (DEM), Pastor Raimundo (PRB) e Miltinho Viana (PSL).

    Pela nova contagem populacional, Terenos também terá direito a duas novas vagas.

    http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=5&id=265514

  2. chico antonio

    tem vereadores que prefere morre de dor de barriga mais nao quer
    dividir o que é justo com ninguem…..
    ganancia matam em gente………
    sim a pec dos vereador………

    chico leme sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *