Angustiados com a possibilidade da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional – PEC dos vereadores, presidentes de Câmaras de diversos municÃpios do Estado se reuniram ontem na Câmara Municipal de Aracaju, na busca de se mobilizar contra o projeto que ameaça reduzir boa parte dos repasses para as Casas Legislativas.
A intenção é mobilizar os vereadores sergipanos para irem a BrasÃlia na próxima quarta-feira (22), data marcada para a apreciação do projeto, conversar e tentar convencer os senadores e deputados federais aos quais apoiaram, a barrar ou pelo menos adiar a votação da PEC. Foi isso que uma comitiva formada pelos vereadores Emmanuel Nascimento, Elber Batalha Filho (PSB) e Josenito Vitale (DEM) fizeram na semana, com o apoio do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que pediu vistas do projeto o adiando por mais uma semana.Â
Na sessão de ontem, estiveram presentes representantes de 35 municÃpios de Sergipe, quatro municÃpios da Bahia, além do próprio senador Valadares, que passou algumas orientações durante a reunião e manifestou mais uma vez seu respeito pela causa dos vereadores.
Â
Fonte: correiodesergipe.com.br
Sou testemunha viva de que as Câmaras foram criadas para fazer leis e fiscalizar o poder executivo porém, sabe-se que muitas câmaras tinham sobras de receitas e diante disso passaram a criar cargos, principalmente de assessores, pois dinheiro havia e há, portanto aumentar o número de vereadores imediatamente poderia sim provocar a demisão de alguém, porém para o povo é melhor ter um assessor de vedreador ou um vereador? Logicamente o vereador, que é um representante nato.
Os suplentes de vereadores devem ser lembrados por todos voces que se elegeram, pois são rarÃssimos os que fazem sozinhos uma legenda. Diante disso, ao invés de fazerem objeção ou pressão contra a PEC 333/04 deveriam pensar em cortar gastos desnecessários ( assessores, viagens, diárias, contratos com empresas de assessorias contábeis e jurÃdicas) pois o objetivo de existir as Câmaras é fazer leis e fiscalizar o executivo e isso quem pode fazer são os vereadores e não assessores. Quanto maior o número de vereadores maior será a representação popular das comunidades/população. Minha famÃlia, meus amigos e minhaq comunidade espera pela aprovação da PEC 333/04.