Depois de aprovada na Comissão, PEC dos Vereadores vai a plenário na próxima quarta

A Comissão Especial aprovou, na madrugada da última quinta, o relatório do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), sobre a PEC dos Vereadores, que amplia o número de vagas nas Câmaras e diminui os percentuais dos repasses.

A PEC 336/2009 garante o retorno de mais de 7.300 novos vereadores enquanto a PEC 379/2009 irá diminuir os percentuais dos repasses para as Câmaras Municipais. Uma está apensada à outra, e serão votadas em bloco pelo plenário.

Aprovado, o relatório terá duas sessões de carência para ser votado em plenário, ocasião que os suplentes de vereador pretendem lotar a Câmara dos Deputados.

De Campo Grande, sairão dois ônibus na terça-feira, com suplentes de todo o Mato Grosso do Sul. A previsão é que a proposta seja votada na quarta-feira.

A aprovação da proposta será retroativa às eleições de 2008. Somente os salários começarão a ser pagos aos suplentes assim que assumirem os mandatos.

Campo Grande – Segundo o suplente Tony Ueno (PT do B), um dos que serão beneficiados com o aumento das vagas, a expectativa é que oito vereadores assumam vagas, e não seis, como foi dito anteriormente.

De acordo com ele, a contagem populacional em Campo Grande ultrapassou os 755 mil habitantes. Pela regra, a partir de 750 mil e 1, até 900 mil, a Câmara precisa ter 29 vereadores. Hoje a Capital dispõe de 21.

Se o dado for confirmado, poderão assumir as vagas, além de Tony Ueno, os suplentes Maria Emília Sulzer (PMDB), Athayde Nery (PPS), Alex do PT, Eduardo Romero (PV), Deley Pinheiro (DEM), Pastor Raimundo (PRB) e Miltinho Viana (PSL).

Pela nova contagem populacional, Terenos também terá direito a duas novas vagas.

Fonte: Campo Grande News

10 comentários

  1. rolien garcia

    Sou vereador eleito, atualmente secretaro da camara municipal de Cunha_SP e apoio integramente esta causa. Todos em Brasilia na quarta.

  2. Marcos Moraes

    Sou Primeiro Suplente a Vereador em Itu-SP. Sem dúvida alguma, a justiça será feita. Tudo esta nas mãos de Deus e sei que os Deputados serão iluminados por Ele.

  3. tony ueno

    Suplentes reunidos em encontro nesta segunda-feira

    A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no País (PEC 336/09) foi aprovada na madrugada de quinta-feira (28), na comissão especial que analisa o assunto. A proposta eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791.

    Mesmo ainda sem a certeza de que a proposta entrará em vigor, os sete suplentes de Três Lagoas e o vice presidente da Frente Legislativa Brasileira e suplente em Campo Grande pelo PT do B, Tony Ueno (38), estiveram reunidos nessa manhã (31) para falarem sobres as suas expectativas e decidirem quais suplentes irão até Brasília para acompanhar a segunda etapa da emenda no plenário.

    Para Ueno que já esteve em Brasília por 19 vezes este ano e garante que estará mais uma vez por lá essa semana acompanhando a votação desta emenda, as expectativas são grandes, pois segundo ele essa emenda foi amplamente debatida além da mudança na questão do repasse orçamentário que mesmo com alguns cortes as câmaras não vieram sofrer nenhum afeto em seu trabalho e além do mais com o aumento de vereadores ele garante que a população é quem mais terá lucro já que com a redução de vereadores em 2004 a população acabou sendo afetada.

    Já para o Sebastião Neto (40), suplente de Três Lagoas e afiliado ao PSB, o trabalho que a frente Legislativa realizou foi essencial para o que está ocorrendo agora, segundo ele com o aumento de vereadores haverá representantes para todas as classes sociais e que assumindo uma cadeira pretende lutar pelos ideais dos Evangélicos.

    TRAMITAÇÃO

    Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos em plenário sem qualquer modificação no texto já aprovado no Senado. Caso a Câmara altere o texto, o projeto precisará voltar ao Senado para nova análise.

    O aumento do número de vereadores já foi aprovado pelas duas Casas do Congresso Nacional, mas não foi promulgado devido a divergências em relação ao repasse de recursos para as câmaras municipais.

    http://www.campogrande.news.com.br/canais/treslagoas/

  4. Roberto Nagibão

    VERGONHOSO O CONGRESSO NACIONAL, ALÉM DE VOTAR POUCO , VOTA MAL, COMO PODE MUDAR AS REGRAS ELEITORAIS APOS AS ELEIÇÕES? O CORRETO NÃO SERIA UM ANO ANTES? QUE ABSURDO ESTES DEPUTADOS QUE ESTÃO QUERENDO ELEGER 8 MIL VEREADORES, QUEREM SUBSTITUIR O DIREITO SOBERANO DO POVO BRASILEIRO, DAQUI A POUCO ELES IRÃO QUERER AUMENTAR O NUMERO DE DEPUTADOS E SENADORES. VERGONHOSO. SO NOS RESTAM AGUARDAR O BOM SENSO DE PARTE DOS CONGRESSISTA QUE PODERÃO CAIR NA REAL E NÃO ACEITAR TAMANHO ABSURDO, QUE CERTAMENTE O TSE NÃO ACATARÁ.

  5. hingrid

    caro roberto voce so pensa no seu proprio umbigo emmm que feio mais tenho certeza que deus fara a coisa certa q esta lei vai ser aprovada

  6. Vadinho Serra

    Concordo com a Hingrid. A RECOMPOSIÇÃO É LEGAL. É MORAL. É PRECISO.

  7. Caio Rorigues

    O Nagibão não sai daqui, no mínimo é um presidente de câmara anônimo morrendo de medo de ter de apertar os cintos, quem em sã consciência seria contra a economia de 2 bilhões de reais com uma maior representatividade ainda por cima?

    só louco ou desonesto…

  8. CAU

    Apoio totalmente esta causa, e quem for contrário é porque não entende nada de politica, nem de história do Brasil, nem de leis, nem de nada !
    PEC dos vereadores e posse já !!!!

  9. Wolnei Pedroso

    O aumento no número de vereadores desta forma é um retrocesso em um Estado Democrático, espero que o último refugio da sociedade, a Justiça, não permita essa afronta aos principios pelos quais defendemos e lutamos.

  10. luis carlos

    acho que os deputados devem votar o mais rapido possivel a nova composiçao das camaras de vereadores so assim o povo tera mais representatividade e tem que ser posse ja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *