Vereadores Mirins se preparam para posse

A Câmara Municipal de João Monlevade – MG recebeu na sexta-feira, 1° de outubro, às 14h, os estudantes do ensino fundamental, das escolas de João Monlevade, eleitos para a Câmara Mirim. Ao todo são 30 jovens e adolescentes que divididos em duas câmaras vão desempenhar o papel de vereadores.
No período em que estiveram na sede do legislativo, os estudantes participaram de várias atividades. No início foram recebidos pela Presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Machado (PMDB), que os parabenizou pela eleição, já que cada participante foi eleito para desempenhar o papel de Vereador Mirim, segundo os critérios de sua escola. Dorinha é a responsável pela implantação do Câmara Mirim, que foi criado através de Projeto de Resolução do vereador Antônio Batista Contrapino (PT), na legislatura passada.
Após ouvirem as palavras de incentivo da presidente, os estudantes receberam um kit de trabalho com: camiseta, caderno, bloco de anotações, caneta e uma pasta escolar. Em seguida, conheceram as dependências da Câmara, visitando cada um dos seus setores, onde foram apresentados aos funcionários da Casa. Por fim, ouviram explanações sobre as funções dos vereadores e explicações sobre a tramitação de Projetos de lei, Emenda a Lei Orgânica, Resolução e requerimento.
Ainda na Câmara, os estudantes tiveram que compor chapas com candidatos a Presidente, Vice-presidente, 1° e 2° secretário da Mesa Diretora. Como serão duas Câmaras Mirins funcionando paralelamente, cada uma delas terá que eleger sua própria Mesa Diretora. Com a iniciativa, cada um das Câmaras já possui duas chapas que disputarão a presidência. O presidente será eleito por voto direto entre os Vereadores Mirins na Solenidade de Posse, a ser realizada na próxima quinta-feira, dia 7 de outubro, às 14h no Plenário da Câmara Municipal.
Durante a solenidade, os estudantes também serão diplomados e empossados. De outubro a dezembro eles vivenciarão o dia-a-dia de um vereador, desde sua eleição, posse, e diplomação, até a composição de mesa, apresentação, apreciação e votação de projetos. As propostas apreciadas e aprovadas pelos Vereadores Mirins serão encaminhadas para o Prefeito Gustavo Prandini (PV) que poderá sancioná-las.
O Câmara Mirim é desenvolvido pela Câmara Municipal de João Monlevade com apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Educação. O projeto é desenvolvido juntamente com o Instituto Solar e tem o objetivo de aproximar e levar a conhecer o trabalho do Legislativo Municipal aos estudantes do ensino fundamental, com o intuito de despertar nos jovens e adolescentes o espírito de cidadania.
Fonte: DeFato Online

1 comentário

  1. Leléu Rodrigues

    Parabéns! Achei a idéia fantástica, de fato através das Câmaras Mirins conseguiremos fazer com que o jovem volte a despertar interesse pela politica partidária, mas de forma ética, honesta e com a consciência perfeita do papel de um vereador.
    Gostaria de sugerir que projetos como este fôsse estendido para todo o Brasil, aliás, que as Assembléis Legislativas de todos os estados também incentivasse nas suas “Casas” o deputado mirim, assim, nós os politicos com esperança de ver desaparecer a corrupção no Brasil possamos acreditar num amanhã melhor, de projetos, de programas sociais com resultados positivos voltados apenas para as comunidades, e não com resultados positivos voltados apenas para os interesses pessoais de politicos inescrupulosos.
    Boa sorte a Prefeitura de João Monlevade e parabéns ao vereador Antonio Batista Contrapino e a presidente da Casa vereadora Dorinha Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *