Sem muito alarde, a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) resolveu mudar o próprio nome para garantir o repasse financeiro das câmaras de vereadores de todo o Paraná. Uma ação do Ministério Público, através da Promotoria de São João do Triunfo, garantiu na Justiça o fim do repasse à Uvepar em fevereiro deste ano. De acordo com o pedido do MP à época, a Uvepar representaria os vereadores e por isso não poderia receber dinheiro público.
Pouco mais de 60 dias após a decisão, numa assembléia geral em Curitiba, representantes de mais de 200 câmaras municipais aprovaram a mudança no nome da entidade que agora será conhecida como Acampar (Associação das Câmaras Municipais do Paraná). A mudança, segundo o site da Uvepar, seria para “ampliar seu campo de atuação†e, claro, garantir os repasses mensais das câmaras de vereadores.
O vereador Bento Batista, de Juranda, que preside a Uvepar, explica as mudanças. “Embora sempre tenha feito parte do estatuto da entidade a representação das Câmaras Municipais, alguns juÃzes e promotores, passaram a questionar o papel da entidade se era de representação das Câmaras ou dos vereadores. Com a mudança de nome estamos acabando com a polêmica e deixando claro que se trata de uma entidade pública constituÃda para representar e defender o Poder Legislativo do Paranáâ€, destacou o vereador.
Fonte: Jornal do Interior News