A juventude de Xambioá-TO passa a contar com um espaço privilegiado para debater os problemas da cidade, ganhando legitimidade para apresentar ideias e sugestões.
Trata-se da Câmara Jovem, projeto de resolução de autoria do vereador Terciliano Gomes (PTB), aprovado na sessão do dia 23/10, que na prática, segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções entre outros. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo, e à própria Câmara, a criação de leis que possam vir a beneficiar o municÃpio. O mandato é pelo prazo de um ano, com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
Conforme Gomes, a inspiração veio do Parlamento Jovem, todavia a câmara jovem de Xambioá-TO, contara com 9 (nove) vereadores jovens com idade ate 18 anos, sendo estes alunos do 8º a 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio que estejam cursando até o 2º ano, eleitos por estudantes de sua própria unidade de ensino.
“É uma forma de incluir a juventude e os estudantes nas decisões sociais e polÃticas do municÃpio, aproximando eles do Poder Legislativo, com a vantagem de capacitar os nossos jovens para o pleno exercÃcio da cidadania, e preparando aqueles que despertarem o desejo, para serem candidatos nas próximas eleiçõesâ€, explica o autor do projeto Vereador Terciliano Gomes (PTB).
A eleição para os Vereadores Jovens acontecerá anualmente, organizada pela Câmara de Xambioá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde os Vereadores Jovens serão diplomados e empossados pela mesa diretora do Legislativo Municipal.
Reunindo-se mensalmente, a Câmara Jovem obedecerá ao Regimento Interno próprio, sendo este em consonância com as leis vigentes no paÃs, bem como com o regimento interno oficial da Câmara Municipal, apresentando e votando proposições que poderão ser encaminhadas para deliberação oficial dos vereadores.
Fonte: O Girassol
Parabéns ao Vereador Terciliano e aos que aprovaram a medida. Esse tipo de atitude aproxima os jovens a questão polÃtica que é de seu mais alto interesse. Trata-se de seu futuro e dos seus concidadãos.
Exemplos assim nos animam.