“Esse é um assunto controvertido que, naturalmente, a Justiça é que vai decidir”. A afirmação é do presidente do Senado, José Sarney, ao ser indagado, na quinta-feira (24), sobre a emenda constitucional que o Congresso promulgou na noite desta quarta-feira (23), aumentando em 7 mil o número de vagas de vereadores nas câmaras municipais brasileiras.
Desde a promulgação da emenda, suplentes de vereadores que, desde o ano passado, ocupam os salões do Legislativo pressionando por essa votação, vivem a expectativa sobre a posse. O texto promulgado determina que os efeitos da decisão são retroativos a 2008, o que lhes permitiria tomar posse nas câmaras de vereadores imediatamente.
Fonte: Agência Senado
É DE SE OBSERVAR QUE QUANDO É DE SE TRATAR DE UM CRIME COM REPERCUSSÃO NACIONAL COMO O CASO DO MST NESTA SEMANA A JUSTIÇA FEDERAL DIZ QUE NÃO COMPETE A ELES JULGAR ESSE CASO QUE SABEMOS QUE NÃO É UM CRIME CONTRA UMA EMPRESA E SIM CONTRA A NAÇÃO, MAS NO CASO DOS SUPLENTES QUE IRà TRAZER BENEFÃCIOS AOS MUNICÃPIOS LOGO SE VÊ A INTERVENÇÃO DO MESMO. MAS A RESPOSTA É SIMPLES, NO CASO DO MST EXISTE INTERESSE POLÃTICO POR TRAZ, Jà NO CASO DOS SUPLENTES O INTERESSE É DA SOCIEDADE. QUEM ESTA COM A CANETA NAS MÃOS SÃO ELES E NÃO NÓS. ESSE É O BRASIL DE FAZ DE CONTA, DESTA FORMA NUNCA DEIXAREMOS DE SER UMA PIADA NÓS E PARA O MUNDO TODO. BRASIL APLAUDAM MAIS ESSE ESPETACULO ONDE UNS VOTAM ASSINAM E APROVAM E OUTROS É QUE DECIDEM. E NOSSAS VONTADES SÃO MERAS HISTÓRIAS PARA ACALMAR NENÊS. PELO QUE VEMOS Jà SE FOI O TEMPO EM QUE A VOZ DO POVO ERA A VOZ DE DEUS.
DEPUTADOS E SENADORES CANTAM O HINO NACIONAL EM HOMENAGEM A PROMULGAÇÃO (RECORDE) DA PEC DOS VEREADORES, MAS AGORA O PODER JUDICIÃRIO RESOLVE DAR AS CARAS NOVAMENTE E EXPLICITAR A SUBMISSÃO DO CONGRESSO NACIONAL.
A EMENDA CONSTITUCIONAL NÚMERO 58/2009, ENQUANTO PROPOSTA EM TRAMITE NO CONGRESSO FORA ABALIZADA CONSTITUCIONAL PELAS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA TANTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUANTO DO SENADO FEDERAL NUM LONGO E MINUCIOSO PROCESSO ATENDENDO TODOS OS REQUISITOS FORMAIS E LEGAIS DOS REGIMENTOS INTERNOS DE AMBAS AS CASAS LEGISLATIVAS.
O CONGRESSO NACIONAL PROMULGARIA MESMO EMENDA INCONSTITUCIONAL, COM MEIA DECADA DE ESTUDO, À CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL? CLARO QUE NÃO.
MAS O PODER JUDICIÃRIO MOSTRA SUA CARA NOVAMENTE, E COMO SEMPRE O FEZ, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA FINS MIDIATICOS, A FIM SOMENTE DE SE APARECEREM E PREGAREM A DESORDEM E INTENSIFICAREM A CRISE ENTRE DOIS DOS TRÊS MAIS IMPORTANTES PODERES DA NAÇÃO, NO CASO, LEGISLATIVO E JUDICIÃRIO.
MAS BEM QUE O EXECUTIVO PODERIA DAR UMA MÃOZINHA PARA RESOLVER O IMPASSE E ASSINAR EM BAIXO DO TRABALHO PRODUZIDO AO LONGO DE MAIS DE CINCO ANOS PELO CONGRESSO NACIONAL. HEIN PRESIDENTE LULA?
A PEC É MORAL. É LEGAL. É NECESSÃRIA, POIS, DEVOLVE AO POVO A SUA VERDADEIRA REPRESENTATIVIDADE.
SERà MESMO QUE O MICHEL TEMER, UM DOS MAIORES CONSTITUCIONALISTAS DA HISTÓRIA DESTE PAÃS, TENDO SIDO INCLUSIVE CONTRA A EMENDA, ENQUANTO PROPOSTA, À PROMULGARIA SE FOSSE INCONSTITUCIONAL? CLARO QUE NÃO.
O PODER JUDICIÃRIO MAIS UMA VEZ INTERFERINDO NAS DECISÕES E TRABALHOS DO PODER LEGISLATIVO, DO CONGRESSO NACIONAL.
SE O PODER LEGISLATIVO SE SUBMETER MAIS UMA VEZ AOS CAPRICHOS DE UM OU DOIS JURISTAS DESORDEIROS (MACULANDO INCLUSIVE A IMAGEM DA MAIORIA, QUE SÃO JURISTAS IDONEOS E DE RESPONSABILIDADE COM SEUS CARGOS), PASSARà A OBRIGATORIAMENTE ESTUDAR A PROPOSTA DO SENADOR CRISTOVÃO BUARQUE E, FECHAR O CONGRESSO. E TAMBÉM RASGAR A CONSTITUIÇÃO.
A EMENDA 58 É NECESSÃRIA, É LEGAL, É MORAL.
Emenda 58: Por que para 2012? A representatividade do povo brasileiro não pode esperar!
O poder judiciário mais uma vez coloca suas garras de fora e sai arranhando tudo que encontrar pela frente. Nem a Constituição Federal do Brasil escapou.
Mas por que pregam a moralidade da Emenda condicionada a sua aplicação somente para as próximas eleições? O povo brasileiro não pode esperar para reaver sua verdadeira representatividade, decepada subitamente por resolução do TSE em 2004, ano de eleição, apesar de agora afirmarem que toda mudança no âmbito eleitoral tem de ocorrer até um ano antes das eleições. Engraçado, pois, esta resolução saiu poucos meses antes daquele pleito, e não um ano antes.
Existem municÃpios com menos de um mil habitantes (Caso de Borá – SP) e que tem o mesmo número de vereadores de municÃpios com até 50 vezes mais habitantes. Isto sim é um desrespeito. Isto sim é imoral.
Falam que empossar suplentes não é respeitar a vontade do eleitor, ora, ora, ora, como não?! Em Maceió temos suplente com 15 vezes mais votos que vereador no exercÃcio do cargo: Isto sim não é respeitar a vontade popular!
Insistem na tese (midiática) de que a recomposição trará novas despesas, quando na verdade todos sabem que o que ocorrerá é contenção delas.
A Emenda, enquanto proposta percorreu durante meia década todos os requisitos legais do Congresso Nacional, tendo sua constitucionalidade admitida inclusive por comissões especiais e de própria Constituição e Justiça e Cidadania.
A Emenda 58 em sua integra é Legal, moral e necessária. E o povo brasileiro não deve esperar mais anos e anos para sua aplicabilidade.
Não são os “Britto†e nem os “Mendes†que deixam os seios de seus lares em qualquer momento do dia, inclusive de madrugada, para atender os anseios da população brasileira menos favorecida, ajudando num transporte, num remédio, numa conta de água ou luz ou numa cesta básica (Este suporte deveria partir das prefeituras, mas sabemos que estas não prestam bom serviços sociais e de saúde).
Não, não são o pessoal lá do Tribunal Federal (Supremo não, pois este tÃtulo só deveria usar para um ser: JEOVà DEUS! O único Supremo!), são os vereadores Brasil! São os Vereadores ‘o polÃtico’ mais próximos desta camada brasileira esquecida e desfavorecida. E estes não podem esperar mais anos nenhuns para reaver sua representatividade, tem de ser agora, tem de ser já!
Não sejam os nobres ministros tão insensÃveis num paÃs onde a sensibilidade é marca registrada do nosso povo brasileiro.
Os ministros sérios (sim, os temos! E é maioria.) não deixarão meros caprichos pessoais de a ou b, membros da corte, se sobreporem aos quesitos legais técnicos e também morais que sabemos existir na Emenda 58 em sua integra.
Pedimos, portanto, o apoio dos ministros sérios! E abdicamos do apoio de gente que para aparecer, só não penduraram uma melancia no pescoço. Ainda. A exemplo dos “Britto†e dos “Mendesâ€, destes temos vergonha e queremos distância.
Que a justiça seja feita!
JEOVà DEUS É O ÚNICO SUPREMO!