PEC paralela dos vereadores começa a tramitar em Plenário. César Borges pede votação.

senador-cesar-borgesAo abrir a ordem do dia desta quarta-feira, o presidente do Senado, José Sarney, colocou em discussão a proposta de emenda à Constituição 47/2008, que altera os limites máximos de gastos das Câmaras Municipais. A chamada “PEC Paralela dos Vereadores” teve sua primeira sessão de discussão em primeiro turno e nenhum senador se inscreveu para debatê-la – geralmente os debates costumam ocorrer apenas na última sessão de discussão, de um total de cinco, antes da votação em primeiro turno.

 

César Borges pede votação da PEC Paralela dos vereadores

 

O senador César Borges (PR-BA) defendeu, nesta quarta-feira (20), que o Plenário vote logo a proposta que trata dos limites de gastos das câmaras municipais – a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08, também chamada de PEC Paralela dos Vereadores.

 

Essa matéria surgiu a partir da retirada de um trecho (que trata dos gastos das câmaras municipais) de outra proposição: a PEC 20/08, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vereadores no país. Em dezembro, a PEC dos Vereadores foi aprovada pelo Senado sem o trecho em questão, mas, por causa disso, o então presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, recusou-se a promulgá-la.

 

Já a PEC 47/08 – a PEC Paralela – foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no último dia 6, mas ainda falta sua votação no Plenário do Senado.

 

– Vamos fazer a apreciação [da PEC 47/08] – solicitou César Borges, acrescentando que, “quem quiser, que se posicione contra ou a favor, mas que o Senado cumpra o seu dever”.

O pedido de César Borges foi apoiado pelos senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Paulo Paim (PT-RS), Expedito Júnior (PR-RO), Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Este último, que era o presidente do Senado quando a PEC dos Vereadores foi aprovada, chegou a solicitar a intervenção do Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Chinaglia de não promulgar a matéria.

 

Voto em separado

 

César Borges lembrou que o texto aprovado pela CCJ no início deste mês foi, na verdade, o voto em separado apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Com essa alteração, a PEC 47/08 cria seis novos critérios de gastos percentuais máximos para as câmaras municipais, em vez dos quatro atualmente em vigor. Na ocasião, Valadares destacou que seu texto levará a uma redução dos percentuais máximos.

 

Fonte: Agência Senado.

6 comentários

  1. PEC 13 de 2003

    Câmara promove debate sobre criação de novos municípios

    A Câmara sedia hoje o seminário “Criação de Novos Municípios”, ocasião em que será lançada a Frente Parlamentar pela regulamentação da Emenda Constitucional (EC) 15/96, que cria novos municípios. A frente será presidida pelo deputado Manoel Júnior (PSB-PB).

    A Frente Parlamentar vai coordenar as discussões em torno dos diversos projetos em tramitação na Câmara sobre a regulamentação da EC 15/96 e, juntamente com os demais parlamentares e o governo federal, construir um texto definitivo com regras e exigências para a criação de novas cidades.

    O seminário será aberto pelo presidente da Câmara, Michel Temer, e terá como palestrantes, além do presidente da frente parlamentar, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; a assessora especial da subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República Paula Lousada e o deputado Domingos Gomes de Aguiar Filho, presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, entre outros.

    O seminário ocorrerá no auditório Nereu Ramos, a partir das 09h30.
    Da Redação/NA
    Agência Câmara

  2. Carlos Fernando Aragonez de Vasconcellos

    Com todo o respeito, a proposta não trata propriamente dos limites de gastos das Câmaras municipais, mas dos percentuais superiores a que, conforme a Constiuição, tem direito esses Legislativos municipais, com a finalidade precípua de bem fiscalizar o Poder Executivo na realização das políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de suas populações.
    De outro lado, precipitada a colocação na ordem do dia, quando levantam-se as vozes das Câmaras municipais por esse Brasil a fora contestando o achatamento orçamentário imposto de cima e por casas legislativas sem moral para gerir suas próprias receitas, como resta público e notório com a noticiada liberalidade sem peias no gasto com passagens aéreas e o elevadíssimo número de diretores no Senado, por exemplo.
    Portanto, Senhores, essa pressa na votação, pretende consumar alteração constitucional sem ouvir os principais interessados que ora se articulam, em grave afronta à Democracia participativa, de que são exemplos as audiências públicas e consultas às entidades afins à matéria posta em discussão e que se pretende modificar, ainda mais em se tratando de verba destinada a bem aparelhar as Câmaras Municipais na consecução de seus fins constitucionais próprios, e que não podem ser reduzidas ao mesmo tempo em que se aumenta desproporcionalmente o número de vereadores que terá o povo que sustentar. Essa equação não fecha. Todos sabemos que aumento de número de vereadores traduzir-se-á em aumento de gastos, fazendo com que os Legislativos tenham de gastar mais com estrutura física e com pessoal, bem como com verbas de Gabinete, tais como telefone, gasolina, fotocópias, previdência, etc.

  3. jonas

    Eu sou de acordo com o aumento do numero de vereadores,pois, os mesmos são a voz do povo,uma cidade com 40000 habitantes não pode ter só nove vereadores.
    Esses novos vereadores vão assumir ainda em 2009?

  4. tony ueno

    VAMOS SER VEREADORES EU CREIO!!!!

    PEC 47/08 VOTAÇÃO FINAL!!!!!!!!!

    DIAS 26 E 27 DE MAIO EM BRASILIA!!!!

    ———————————————————-
    DÚVIDA? LIGUE:

    TONY UENO – 021-67-9231-8020
    AMAURY – 021-61-8426-5044
    AMARO LUIZ – 021-22-9231-6147
    RENATO DANTAS 021-84 9419 2855
    ANDRÉ GOMES – 021-61-8122-7489
    MOHAMED – 021-11-7890-2357
    FÁBIO OLIVEIRA – 021-73-8846-6069
    SANDRO JADIR – 021-64-8122-6932
    MARQUINHOS PORTELA – RIO DE JANEIRO

    ABRAÇOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE!

    VAMOS SER VEREADORES!!! EU CREIO!!!!

    TONY UENO
    (67)9231-8020
    NOSSO BLOG: http://www.tonyueno.wordpress.com

  5. FATIMA

    QUERO EM PRIMEIRO LUGAR DIZER QUE NAO EXISTE AUMENTO DE NUMEROS DE VEREADORES E SIM UMA RECOMPOSIÇAO AO QUE JÁ EXISTIA, POIS SABEMOS QUE DEMOCRACIA É ISSO MESMO TEMOS QUE TER E LEGISLATIVO O REPRESENTANTE DO POVO PARA FISCALIZAR, E COMO O TSE LEGISLOU NO LUGAR DO CONGRESSO TA MAIS QUE NA HORA DO LEGISLATIVO SSSUMIR SUA FUNÇAO PRIMORDIAL QUE E LEGISLAR, E CONFORME DITO ACIMA PELO SR. CARLOS FERNANDES ´FAZ MUITO TEMPO QUE VEM SE CONVERSANDO SOBRE A DIMINUIÇAO DOS DUODECIMOS PARA AS CAMARAS , MAS SÓ QUE OS PRESIDENTES DAS CAMARAS NUNCA SE DISPUSERAM A DEBATER OU CONVERSAS IR ATRÁS NO SENADO OU NA CAMARA POR NAO ACREDITAR QUE IRIA SER VOTADO A PEC 47 , COM ISSO SÓ EM ULTIMA HORA ONDE ESTAR ACORDADO,COMINADOS EM REUNIAO COM OS LIDERES PARA A VOTAÇAÕ,COM CERTEZA COMPROMISSO SERÁ COMPRIDO, POIS AOS SENADORES QUE A SSUMIRAM O ACORDO SAO HOMENS DE PALAVRA E COMPOMETIDO COM O POVO BRASILEIRO.

  6. Assis Sousa

    NOTICIA ANIMADORA.

    ESTIVE JUNTO COM OUTROS SUPLENTES DA PARAIBA E CEARA NO AEROPORTO DE BRASILIA COM O DEPUTADO FEDERAL ARNALDO FARIAS DE SÁ E O MESMO NOS RECONHECEU FALANDO QUE A PEC 47 SERÁ APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA E QUE NAO TEM MAIS VOLTA, POIS O ACORDO FOI FECHADO COM AS LIDERANÇAS,E QUE SUA PRESENÇA NO PLENARIO DO SENADO INFLUIU POSITIVO, ISTO NA QUARTA-FEIRA QUE PASSOU DIA 20/05, APOS SERA INCAMINHADA IMEDIATAMENTE PARA PAUTA DA CAMERA FEDERAL.
    FINALIZANDO ESTE SOFRIMENTO DE NOS SUPLENTES DO BRASIL. E NA HORA O EURIVAN DO CEARA ESTAVA COMIGO NO AEROPORTO.
    GOSTARIA TAMBÉM DE PEDI A TODOS OS SUPLENTES EM BRASILIA QUE TOMASSE COMO INSPIRAÇAO O AMIGO E IRMAO AMARO LUIZ DO RIO DE JANEIRO.O MESMO E UM EXEMPLO DE CORAGEM, DETERMINÇAO, HUMILDADE, E PERSERVERANÇA E É INSPIRADO NESTE CARIOCA QUE NOS VAMOS VENCER, POIS O MESMO É UM SIMBOLO DE RESISTENCIA E SIMPLICIDADE, AMARO GUARDAREI SEUS EXEMPLOS PARA SEMPRE, SEREI SEMPRE SEU DISCIPULO, OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS DE CRISTAO E HOMEM DE BEM, SEREMOS VITORIOSOS EM NOME DE JESUS.
    ASSIS DA PARAIBA
    TEL: 083 9134-8867

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *