A Câmara de Corumbá aprovou em primeira votação, no último dia 10, projeto que altera a lei orgânica da Casa, fixando o número de vereadores de 15 para 17, conforme a PEC em tramitação no Congresso Nacional. O projeto é de autoria do vereador Alberto Guimarães (PTB), suplente que ocupa vaga do titular Rogério Candia (PTB), de licença médica. No final do ano passado, projeto semelhante ampliou de 9 para 15 o número de cadeiras, com base na mesma PEC, enquanto se aguarda a lei maior.Mesmo que a emenda constitucional seja aprovada, aumentando em 7.343 o número de vereadores em todo o PaÃs, a mudança deve valer somente para o próximo ano, segundo o vereador Alberto. Mesmo assim, ele pediu que seu projeto fosse à votação. Os vereadores Marcelo Iunes (PMDB) e Carlos Alberto Machado (PT) foram contra, mas a votação aberta aprovou o projeto por 9 a 2, que volta a ser apreciado no prazo de dez dias.
Os vereadores Dirceu Miguéis e Oséas Ohara, ambos do PMDB, argumentaram que a proposta não aumenta despesas, uma vez que o duodécimo é previamente fixado. Disseram que o aumento de cadeiras amplia a representatividade polÃtica do municÃpio.
Fonte: MidiamaxNews
Caro Vereador Suplente em exercÃcio Senhor Alberto Guimarães (PTB não posso parabenizá-lo pelo o seu ato do projeto de lei de aumentar o total de vereadores em sua cidade, porque Vossa Senhoria como Suplente já tem o saber como a população vai interpretar o seu Projeto por causa que o Senhor e Suplente.
Agora se vai ou não aumentar os gastos temos que esperar o decorrer da aprovação da Pec dos Vereadores.
Eu passo aqui para o Senhor , uma idéia de um Projeto de Lei para que possa elaborar e colocar em votação aonde o Senhor exerce o seu mandato.
O Projeto : Que todos o vereadores que forem eleito, ou os que estiverem em Suplência vier assumir, tem que pedir licença do cargo da função que exerce em qualquer Empresa sendo Empresa Privada ou Pública e até mesmo TRabalhador autonomo liberal.
Sendo que para assumir a Vereança a pessoa não poderá execer qualquer outra profissão, so a de verador.
E também cumprir meta de trabalho na Camara e nos Bairros, e também ter um rol de trabalho visitando os locais aonde mais a população necessita de servilços Públicos.
Nestes casos citados acima, sendo o Vereador um Trabalhador de pelo menos oito horas diárias para o povo a que elegeram, o salário recebido será justo como qualquer outro trabalhador que cumpre as sua função diária pelo menos 7 horas dias.
Por gentilez a meu nobre suplente em ExercÃcio, esta ai a minha solicitação ao Senhor.
Aguardo informações de sua parte, e leve essa idéia aopovo de sua cidade e aos seus nobres colegas.
So que não quero que venha falar que é inconstitucional essa idéia que estou passando ao Senhor.
atenciosamente,
Presidente Epitácio, 14 de agosto de 2009.
Paulo Fernando Cavalcante
RG. 15.553.167
Alberto Guimarães (PTB
Parabéns para o Senhores Vereadores Dirceu Miguéis e Oséas Ohara, ambos do PMDB de Cucubá, pelao argumento, precisamos de pessoas como os Senhores com esse tipo de raciocinio, onde o povo realmente precisa de representante o quanto mais, melhor.
Estou torcendo para que a pec dos vereadores seja imediatamente votada. A verdade é que ela representa uma justiça, pois haviam milhares dessas vagas e o judiciário cortou. Então, nada mais justo que a recomposição. Obs: Não sou suplente de vereador, não. O que na minha opinião é vergonhoso, é a imprensa enganar os menos esclarecidos. Obs.: não tenho parentes suplentes também não. O que vejo é que a imprensa só apresenta uma versão. Ela não explica à população a redução de repasses.
Parabéns a camara em geral e principalmente ao autor do projeto Alberto Guimarães !
Aqui no Paraná as coisas estão bem mais lentas que no resto do PaÃs, na democracia precisamos de representatividade para que funcione melhor Legislativo.
Braulino Ribas