UVP discute PEC dos Vereadores com deputado Fernando Ferro

uvpO Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Biu Farias, se reuniu na manhã da última terça-feira (21/07), na sede da entidade, com o  líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, o deputado Fernando Ferro, para conversar sobre a PEC que aumenta o número de vereadores e reduz o repasse das Câmaras. Ferro é presidente da Comissão Especial que vai avaliar a proposta enviada pelo Senado sobre PEC dos Vereadores.

Além de expor ao deputado a posição contrária da UVP em relação à Emenda Constitucional, durante a conversa,  a realidade dos municípios do interior foi exposta.  “Para as cidades com arrecadação alta, a alteração será mínima e o aumento do número de parlamentares interessa a muitos suplentes. A questão são os municípios do interior. As câmaras já não têm mais de onde cortar gastos. Muitos funcionários serão prejudicados e isso irá interferir na economia local”, pontuou Farias.

Para Fernando Ferro, a questão é polêmica e exige uma análise profunda: “Já pedi a Câmara um estudo completo sobre o impacto da PEC na economia nacional. Preciso levar muitas coisas em consideração e podem ter certeza que vocês serão ouvidos”, ressaltou.

A UVP segue na mobilização contra a Emenda. Já está sendo elaborado um documento para ser enviado à Câmara dos Deputados sugerindo mudanças na PEC 47/08 para que os municípios com até 100 mil habitantes continuem recebendo 8% do repasse, evitando que estas pequenas cidades sejam ainda mais prejudicadas. Durante o encontro com Fernando Ferro ficou acertado o envio do documento para o gabinete do parlamentar ainda esta semana.

Fonte: UVB

10 comentários

  1. Luis Carlos Rodrigues

    Senhor de Deputado Federal, só é contra e emenda dos vereadores os que não tem compromisso para com o povo, pois são aqueles que estão pensando na possibilidade de diminuir i repasse das cãmaras, bem como diminuir também suas verbas de gabinete, esses sim são contra a Emenda, mas aqueles que gostam realmente de representar o povo e querem o aumento da representatividade municipal, não estão preocupados com a diminuição das verbas de gabinete.

  2. val -itaberaba

    A PEC 336 e 379,possibilita uma redução a curto prazo de gasto num total de 1,5 bilhão o que muitos municípios pode fazer com este dinheiro: uma melhor educação, uma melhor saúde, uma melhor segurança, além de uma maior fiscalização do gestores. Por isso digo a afirmo com certeza a PEC 336 e 379, tem que ser promulgada com rapidez, por que o que hoje vemos é os muniucípios passando dificuldades e alguns Presidentes de Câmaras, fazendo farras com o dinheiro público. Por isso quero agradecer ao nobre deputado petista Fernando Ferro, por sua possição favoravél a PEC 336 e 379.

  3. jonas brasil

    Concordo com o caro Luis Carlos Rodrigues. A diminuição da verba passada aos vereadores será insignificante em relação a representividade municipal que o “POVO” terá com a composição das respectivas Camaras municipais.

  4. Roberto Nagibão

    Parabéns ao presidente da União de Vereadores de Pernambuco, por discordar da PEC 47/08, realmente as maioria das Camaras Municipais ficarão iviavéis com o aumento do numero de vereadores, não basta apenas manter os 8% nas cidades com menos de 100 mil/h, é preferivél a redução para 7% que o aumento do numero de vereadores, pode se até ficar em um meio termo, cidades com até 100mil/h, 13 vereadores, nunca jamais 17, esta quantidade é inaceitável para 99% dos brasileiros. É sem dúvida alguma, UMA VERGONHA.

  5. Murilo

    Quem acha que 7% é pouco para uma câmara de cidade com até 100.000 habitantes é porque não tem noção de dinheiro ou porque a câmara gasta demais com supérfulos e coisas sem necessidades, na minha cidade (Santa Cruz do Rio Pardo/SP), por exemplo, com 45.000 habitantes a câmara tem direito à 8%, mas usa no máximo 4%, é só usar com o que realmente precisa.
    E caro Nagibão, se o senhor teve a curiosidade de ler a PEC, vai perceber que cidades com até 100.000 habitantes terá 13 vereadores, e não 17 como o senhor está escrevendo, portanto, antes de ser contra e ficar escrevendo ferrenhamente contra a PEC, procure se informar.

    Grande Abraço!

  6. Jean Carlos

    Caros leitores!

    Tenho certeza que a população está de acordo com a recomposição nas câmaras municipais e diminuição nos repasses para as mesmas, existem municípios em nosso estado que o repasse é feito e nunca foi devolvida a sobra ao município, porque o presidente da câmara divide a sobra em fatias para calar a boca de seus colegas vereadores e também repor os gastos que tiveram com compra de votos durante as campanhas eleitorais.
    Hoje em minha cidade por exemple tem 9 vereadores (Canaã dos Carajás-PA), o repasse do executivo à Câmara é de + R$. 120.000,00 e sobra após pagtos de despesas da casa + ou – R$. 70.000,00, este valor nunca é devolvida ao município.
    Com a recomposição das vagas nas câmaras municipais e o corte nos gastos os vereadores corruptos terão que baixar os vidros de suas camionetes e desligar o ar condicionado usado gastando combustível pago dinheiro público e procurar a formar bases junto aos bairros de suas cidades para qdo da disputa de outras eleições não corram o risco de perder mandato. Vamos fazer com que esses sujos possam respeitar a classe dos menos favorecidos e possam fazer trabalhos sociais junto a suas comunidades é pra isso que os representantes são eleitos.
    Hoje a UVB (União dos Vereadores Brasileiros) está sofrendo uma grande pressão para se manisfestar contrariamente a PEC porque os vereadores de todo brasil não quer e demonstra isso claramente uma maior representatividade aos municípios, não pela recomposição, mas sim por ter que dividir o seu salário com mais parlamentares, ou seja, não são eleitos para lesgislar a favor da população e sim para se darem bem financeiramente. A UVB deveria estar embuida de brigar pela aprovação da PEC uma vez que a importância é favorável uma maior representatividade da população. É uma vergonha que uma organização como essa (UVB) tenha tomado uma atitude dessas, e depois que os suplentes forem empossados será que a UVB continuará pela briga de valores financeiros para vereadores ou em defendê-los. Por favor amigos da UVB não toma partido sobre isso não, porque só está sendo feito justiça, qdo da recomposição dos vereadores. Se essa pouca vergonha continuar nós suplentes de vereadores se tivermos a graça de sermos empossados, concerteza vamos brigar para desativar esse movimento e fundar outro movimento que pensa em um interesse coletivo e representativo para a população de nosso país. Temos capacidade de criar esse novo movimento com certeza. Se esses vereadores titulares tivessem ficado como suplentes estariam fazendo a mesma coisa que nós suplentes estamos fazendo, pensem nisso, e que pesem em suas consciências. Um abraço.

  7. lidiane bastos

    EU acho um falta de compromissio com o povo, mais vereadores ,mais o povo tem vez ,porisso e preciso pensar muito pois quem vai sai prejudicado somos nois eleitores,.

  8. Murilo

    Caro Nagibão, gostaria de me retratar aqui, por um equívoco que cometi, falando que cidades com até 100.000 habitantes terá 13 vereadores, quis dizer uma coisa e escrevi outra. Enfim, mesmo que haja algumas cidades com até 120.000 habitantes com 17 vereadores, isso é bom para a representatividade do município, eu não entendo essa luta ferrenha contra a matéria, que é boa para o Brasil e os Municípios, não sei se na sua cidade existe irregularidades ou coisa parecida, mas não é no Brasil todo, e mesmo que fosse, com maior número de vereadores, a fiscalização será maior e não haverá corrompimento de parlamentares facilmente como existe quando há poucos edis (não estou generalizando).

    Recomposição da Câmaras Municipais já!!!

    IV – para a composição das Câmaras Municipais, será observado o
    limite máximo de:
    a) nove Vereadores, nos Municípios de até quinze mil habitantes;
    b) onze Vereadores, nos Municípios de mais de quinze mil
    habitantes e de até trinta mil habitantes;
    c) treze Vereadores, nos Municípios de mais de trinta mil habitantes
    e de até cinqüenta mil habitantes;
    d) quinze Vereadores, nos Municípios de mais de cinqüenta mil
    habitantes e de até oitenta mil habitantes;
    e) dezessete Vereadores, nos Municípios de mais de oitenta mil
    habitantes e de até cento e vinte mil habitantes;
    f) dezenove Vereadores, nos Municípios de mais de cento e vinte
    mil habitantes e de até cento e sessenta mil habitantes;
    g) vinte e um Vereadores, nos Municípios de mais de cento e
    sessenta mil habitantes e de até trezentos mil habitantes;
    h) vinte e três Vereadores, nos Municípios de mais de trezentos mil
    habitantes e de até quatrocentos e cinqüenta mil habitantes;
    i) vinte e cinco Vereadores, nos Municípios de mais de
    quatrocentos e cinqüenta mil habitantes e de até seiscentos mil
    habitantes;
    j) vinte e sete Vereadores, nos Municípios de mais de seiscentos mil
    habitantes e de até setecentos e cinqüenta mil habitantes;
    k) vinte e nove Vereadores, nos Municípios de mais de setecentos e
    cinqüenta mil habitantes e de até novecentos mil habitantes;
    l) trinta e um Vereadores, nos Municípios de mais de novecentos
    mil habitantes e de até um milhão e cinqüenta mil habitantes;
    3
    m) trinta e três Vereadores, nos Municípios de mais de um milhão e
    cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e duzentos mil habitantes;
    n) trinta e cinco Vereadores, nos Municípios de mais de um milhão
    e duzentos mil habitantes e de até um milhão e trezentos e cinqüenta
    mil habitantes;
    o) trinta e sete Vereadores, nos Municípios de um milhão e
    trezentos e cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e quinhentos
    mil habitantes;
    p) trinta e nove Vereadores, nos Municípios de mais de um milhão e
    quinhentos mil habitantes e de até um milhão e oitocentos mil
    habitantes;
    q) quarenta e um Vereadores, nos Municípios de mais de um milhão
    e oitocentos mil habitantes e de até dois milhões e quatrocentos mil
    habitantes;
    r) quarenta e três Vereadores, nos Municípios de mais de dois
    milhões e quatrocentos mil habitantes e de até três milhões de
    habitantes;
    s) quarenta e cinco Vereadores, nos Municípios de mais de três
    milhões de habitantes e de até quatro milhões de habitantes;
    t) quarenta e sete Vereadores, nos Municípios de mais de quatro
    milhões de habitantes e de até cinco milhões de habitantes;
    u) quarenta e nove Vereadores, nos Municípios de mais de cinco
    milhões de habitantes e de até seis milhões de habitantes;
    v) cinqüenta e um Vereadores, nos Municípios de mais de seis
    milhões de habitantes e de até sete milhões de habitantes;
    x) cinqüenta e três Vereadores, nos Municípios de mais de sete
    milhões de habitantes e de até oito milhões de habitantes;
    z) cinqüenta e cinco Vereadores, nos Municípios de mais de oito
    milhões de habitantes;

  9. José Carlos Delpasso

    Sou totalmente a favor do aumento dos vereadores nos munícipios, pois sei que o povo terá mais representatividade junto ao legislativo.

  10. Pura Verdade

    Boa Tarde!

    Caros amigos representantes da UVP,

    Acho que os camaradas não estão fazendo o trabalho que deviam estar fazendo na União dos Vereadores desse estado.
    Vou lembrar aos amigos o que vcs foram eleitos para defederem, os direitos e interesse dos vereadores, certo?
    Então assim que a PEC for aprovada e promungada todos os suplentes de vereadores de seu estado serão empossados vereadores, daí adiante vcs os defenderão como os que já estam empossados.
    Essa situação de limitar gastos com as câmaras municipais e se chegar acontecer algumas terem dificuldades com suas finanças, é de responsabilidade dos deputados e senadores, com certeza eles sabem o que estão fazendo. Então caros amigos, analise a coisa de forma correta, porque os deputados e senadores só estão fazendo justiça recompondo as vagas que são de direito dos vereadores ainda não empossados. Vcs deviam estar em vez de repudiando a aprovação estar unindo forças com todos os suplentes de seu estado para uma maior representatividade aos municipes.
    Abram o olho!!!
    Nos ajude!!! Não atrapalhem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *