Os suplentes de vereador de 17 municÃpios do Cone-Sul do Estado se reúnem hoje, à s 19h, na Câmara de Dourados, quando oficializarão a FLB (Frente Legislativa Brasileira).
Para a oficialização do movimento, chegou ontem ao Estado o suplente Amaury Rodrigues, de Novo Gama (GO), que encabeça o movimento pela aprovação da PEC dos Vereadores desde 2004.
A proposta aumenta em mais de 7,6 mil (quase 15%) o número de cadeiras das câmaras municipais de todo o Brasil.
Durante o encontro em Dourados, os mais de 60 suplentes da região organizarão uma viagem a BrasÃlia, para acompanhar os desdobramentos da PEC 20/2008.
Na prática, os suplentes aguardam a votação da PEC 47/2008, que na Câmara dos Deputados ganhou o número 379. Ela modifica os percentuais de repasses ao Legislativo municipal.
A partir da votação desta proposta, a PEC 20, que na Câmara ganha o número 336, poderá ser promulgada, ampliando o número de vagas de vereadores.
De acordo com o suplente Tony Ueno (PTdoB), de Campo Grande, que deve ser eleito amanhã vice-presidente da FLB, a proposta deve ser apreciada na segunda semana de agosto.
Um dos motivos para a criação da frente é se preparar juridicamente para a chuva de problemas que devem acontecer, caso a Câmara promulgue a proposta.
Ueno acredita que algumas câmaras podem se negar a dar posse aos suplentes e outras podem empossar só o número mÃnimo.
Os suplentes querem que a PEC seja apreciada o mais rápido possÃvel e quando for agendada a votação em plenário, ônibus serão fretados até BrasÃlia para que os 113 suplentes de Mato Grosso do Sul se juntem aos de todo o Brasil.
Em Campo Grande, seis suplentes têm direito a vagas, caso a PEC 20 seja promulgada. Além de Tony Ueno, mais dois novatos estão na fila de espera: Delei Pinheiro (DEM) e Eduardo Romero (PV).
Três veteranos também aguardam vagas: Maria EmÃlia Sulzer (PMDB), Alex do PT e o presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, Athayde Nery (PPS).
Como Athayde está integrando o staf do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), em seu lugar assumiria o também camarada Edson Shimabukuro.
Em Dourados, 9 ainda esperam assumir uma cadeira na Câmara. O municÃpio tinha 17 vereadores, mas a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adequando o número de vagas dos legislativos ao total de habitantes dos municÃpios cortou cinco vagas.
No ano passado, na expectativa de aprovação da PEC, a Câmara de Dourados alterou a Lei Orgânica do MunicÃpio e ampliou o número para 21 vereadores.
Se a Câmara promulgar a PEC aprovada pelo Senado, podem assumir vaga na Câmara de Dourados os suplentes JoséSilvestre, Elias Ishy de Matos (os dois do PT), Valter Hora (PPS), Juarez Amigo do Esporte (PRB), Idenor Machado (DEM), Edvaldo Moreira, Cemar Arnal (PDT), Laudir Munaretto (PDMB) e Geraldo Salles (PSDC).
Edvaldo Moreira já tem vaga garantida, pois na semana que vem assumirá a cadeira de Claúdio Marcelo Hall (PR), o Marcelão, que se licenciou da Câmara para ser secretário municipal de Serviços Urbanos. Nesse caso, assumiria o terceiro suplente da coligação PDT-PR, o ex-vice-prefeito Albino Mendes (PR).
Fonte: Campo Grande News
Gostaria de saber como pode vcs colocarem o Eduardo se era o Raimundo Menezes que estava na lista dos suplentes que tomaria posse , caso a Pec 20 fosse aprovado……..Obrigada
AGOSTO, SAIREMOS DE BRASÃLIA, OCUPAREMOS AS CAMARAS!
COLEGAS SUPLENTES DO BRASIL, EM AGOSTO DESOCUPAREMOS BRASÃLIA(CAMARA FEDERAL, PORQUE Là NÃO É O NOSSO LUGAR) E SEM DÚVIDA NENHUMA OCUPAREMOS AS CAMARAS MUNICIPAIS(ESTE SIM, É O NOSSO LUGAR DE ONDE NUNCA DEVERÃAMOS TER SAÃDO). ISTO PORQUE A PEC SENDO APROVADA, PROMULGADA E PUBLICADA, SEREMOS VEREADORES, NÃO TENHAM DÚVIDAS!
ALÉM DA EMENDA CONSTITUCIONAL DAR ESSE DIREITO, TEMOS O RESPALDO ASSEGURADO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA A NOSSO FAVOR, DEPOIMENTOS DE MINISTROS, DESEMBARGADORES, JUÃZES E ADVOGADOS RENOMADOS, ISTO POR SI SÓ, Jà NOS GARANTE A POSSE COMO VEREADOR.
AGORA, PRECISAMOS NESTA RETA FINAL ESTARMOS PREPARADO E MOBILIZADO, MESMO SABENDO QUE OS VENTOS SOPRAM A NOSSO FAVOR, PRECISAMOS CONCLUIR O NOSSO COMPROMISSO E NÃO FRAQUEJAR NESTES MOMENTOS FINAIS, OS SENHORES SUPLENTES Jà SABEM O QUE FAZER PARA QUE POSSAMOS SAIR VITORIOSOS, ENTÃO MÃOS À OBRA E JUNTOS VAMOS PARA A BATALHA FINAL, ESTà EM NOSSAS MÃOS, CONFIANDO EM DEUS, SEREMOS VITORIOSOS.
AGUARDEM CONVOCAÇÃO FINAL DOS LÃDERES, PROVAVELMENTE DIA 19 OU 26 DE AGOSTO.
POR ASSIS DA PARAÃBA(MEMBRO DA F.L.B)
FONE: (0xx83) 9134 8867
gostaria de saber se o numero de habitantes e o numero de vereadores tem alguma relação , por exemplo : se a cidade é habitada por mais de 50 mil, então o numero de vereadores deve ser superior ou inferior a 15 vereadores ? ….por favor gostaria de saber o mais rapido possÃvel essa resposta ….