Por pressão, PEC dos Vereadores pode ser reprovada, diz Eliene Lima

deputado Eliene LimaA polêmica ‘PEC dos Vereadores’, que prevê ampliação no número de vereadores em todo o país, tende a ser reprovada. A opinião é do deputado Eliene Lima (PP-MT), ao comentar que os parlamentares federais têm sofrido forte pressão, para que votem contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 336/09, caso ela vá para votação no plenário.

Eliene comenta que a maioria dos vereadores é contra a PEC por entender que ela, sendo aprovada na Câmara e no Senado, provoca prejuízos financeiros junto às casas legislativas. “Antes havia apenas uma corrente, formada por suplentes, para a aprovação da Proposta. Porém depois que o Senado aprovou a outra parte da PEC dos Vereadores, que reduz repasses financeiros das prefeituras para as Câmaras, muitos vereadores foram até Brasília pressionar os deputados para que se posicionem contra a Proposta. Agora são dois grupos contrários, pressionando os parlamentares”, explica Lima, que é a favor da PEC.

Segundo o parlamentar progressista, os vereadores alegam que como o repasse de verbas por parte das prefeituras é pouco, a entrada de novos legisladores e a redução de recursos dificultariam ainda mais a situação financeira das Câmaras. “Como tenho visto em Brasília uma grande pressão daqueles vereadores já empossados, acredito que será difícil esse assunto ser aprovado”, opina Eliene.

Atualmente tramitam na Câmara duas ‘PEC dos Vereadores’. Uma de nº 336/09, que aumenta o número de vereadores, e outra com a inscrição 379/09, que reorganiza o repasse às casas legislativas. As duas já foram aprovadas na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, e estão em análise na Comissão Especial. Caso seja aprovada na Câmara e em seguida no Senado, a Proposta 336/09 dará seis novos vereadores a Cuiabá, e oito para Várzea Grande.

Fonte: SóNotícias

8 comentários

  1. Cleberson Pereira Gardin

    Prezado Deputado Eliene Lima !

    Não se perturbe… Continue tua luta com consciência e vote no que é melhor para o Povo !

    Vote com consciência e a favor da democracia… da redução de despesas… da boa representavidade…

    Só não será aprovada se deputados covardes e vendidos… que por enquanto… não é o seu caso…

    votarem com a consciência tranquila e a favor do povo e da democracia… alías deputado, foi pra isso

    que votamos em V.Excia.

    Coragem !!! 2010 está ai ! Para os corajosos e dignos representantes do povo !

    Um forte abraço…

  2. Luis Carlos Rodrigues

    Excelentíssimo Senhor Deputado Eliene, reporto-me a Vossa Excelência, para confortá-lo que a verdadeira pressão deverá vim do POVO e sabemos, nós suplentes e o Senhor, que a força é do POVO e não de meia dúzia de Vereadores empossados que não pensão no POVO, a prova disso é que, não estão pensando na representatividade e nem verdadeira democracia, pois democracia se faz com a divisibilidade de poder e representação, ou seja, a descentralização do poder ao contrário dos que fazem pressão para não ser aprovada a PEC dos Vereadores, pois estão pensando em suas verbas que vão diminuir e não no POVO, pense nisso, convença seus colegas Deputados a refletirem sobre o assunto, aprovando a PEC dos Vereadores, pois o Senado Federal já as aprovou, dando sua colaboração para a verdadeira democracia e dando o recado aos outros poderes que o papel de Legislar é do Congresso, aí sim os Senhores estarão dando um verdadeiro sinal de civismo e de democracia, pois estará praticando a mais absoluta justiça. Bom recesso para todos os Senhores.

  3. Roberto Nagibão

    Meu caro deputado Eliane, cuidado para não tomar decisão precipitada, aumentar o numero de vereadores depois das eleições só aconteçe em um País sem vergonha, pois quem está elegendo os suplentes não são o povo mas sim o congresso nacional, os vereadores legitimamente eleitos que fizeram uma campanha durissima disputando pocas vagas consequentimente fizeram compromissos que não fariam se fosse com o aumento agora proposto, agora quando os atuais vereadores estão vivendo por grandes dificuldades por falta de verba para trabalhar querem os deputados eleger mais vereadores ocupando o lugar dos eleitores que são o povo brasileiro. É uma vergonha uma cidade de 90 mil habitantes como é o casa da minha querida Paragominas-Pa, ter 17 vereadores, é uma tamanha falta de conhecimento dos deputados, o máximo que deveria ter era 13 vereadores, querem é banalizar a nobre funsão de vereador, que é quem de fato faz um trabalho de gigante. o que precisa não é aumentar dispropositalmente o numero de veredores mas sim dar mais condições de trabalhar.
    Pedimos o nobre deputado que rejeita esta materia pois ela é contraria aos interesses do povo brasileiro, podes ter certeza que 99% do povo é contra.

  4. Antonio Teixeira

    ELES ESQUECEM QUE O AUMENTO DOS VEREADORES QUE RECEBERAM VOTOS DA POPULAÇÃO E NÃO DO CONGRESSO, E ESQUECEM DO OUTRO LADO DA PEC, QUE CRIARÁ ECONOMIA DE 2 BILHÕES DE REAIS POR ANO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ENTÃO SE ESSE JORNAL É CONTRA, ENTÃO ELE É A FAVOR DO DESPERDÍCIO DE 2 BILHÕES DE REAIS DO DINHEIRO PÚBLICO !!!!!!!!!!!

    NÃO ADIANTA, NÃO HÁ ARGUMENTOS, QUEM FOR CONTRA ESTA PEC, SIMPLESMENTE É MAL INTENCIONADO COM O DINHEIRO PÚBLICO OU PURAMENTE IGNORANTE!

  5. Murilo

    Roberto Nagibão…fale por vc, mas não por 99% dos brasileiros, é claro que o povo é a favor de aumentar a representatividade com diminuição de custos. O congesso não está escolhendo ninguém, o aumento se dará pelo que ocorreu nas urnas, portanto , pelo povo e foi com uma campanha durríssima também, vergonha é alguém, como o senhor aceitar, no seu exemplo mesmo, que uma cidade de 90.000 habitantes tenha apenas 13 representantes, acha fácil representar tamanho número de pessoas? O que seria pro senhor dar mais condições para trabalhar? Aumentar verbas de gabinete ou qualquer outra? Acho que não é isso que o povo quer.
    Então caro Roberto Nagibão, com todo respeito, fale por você, comente o que você pensa, pois isso é democracia, mas não fale pelas pessoas, principalmente as que você não conhece, ou conhece o Brasil inteiro?

    Grande Abraço!

  6. wellington

    o brail, precisa é de qualidade e não de quantidade isso é uma vergonha para o nosso pais colocar vereador a pulso sen cer pelo o voto do povo o deputado q votar a favor dessa pouca vergonha vai sentir nas urnas a opinião do povo q é totalmente contra a esse crime de conciencia, todo o brasil é contra a esse absurdo pelo o amor de deus vão passa por cima da constituição federal espero q isso não aconteça mais se acontecer o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL barren esse absurdo para o nosso pais.

  7. Marcos Vinicus

    aprova sim, PEC 379 porque ja foi aprovado pelo Senado Federa/Camara do federal no ano passado mais que falta de respeita com povo brasileiro, antes legislação municipal começa vamos sim deputado aprova PEC 379

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *