Justiça cobra realização de concurso público na Câmara de Angra

Os vereadores de Angra dos Reis participaram ontem de uma audiência com a juíza Andréia Deça de Oliveira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Angra dos Reis, e o promotor público Sidney Rosa. A audiência teve com pauta o Concurso Público da Câmara Municipal, que já deveria ter sido realizado. O novo prazo dado pela Justiça para a realização do concurso termina no dia 23 de outubro.

Segundo a juíza Andréia, em março deste ano uma ordem judicial obrigou o Poder Legislativo a realizar concurso público. A mesma ação culminou com a demissão de 54 funcionários distribuídos no cargo de administração.
“Passaram-se sete meses e o concurso público não foi se quer realizado. Houve um descaso”, afirmou a juíza.

De acordo com as informações da Assessoria Jurídica da Câmara, o processo só não foi atendido no prazo devido à adequação do Plano de Cargos e Salários dos servidores, feito pelo Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), contratado para o estudo.

A princípio o concurso vai preencher 64 vagas, sendo 42 imediatas e 22 reservas. Com a participação de todos os vereadores no processo de discussão, esses números podem ser alterados.

— Eu sou a favor do concurso público e lamento o mesmo não ter acontecido ainda neste ano. Isso não é culpa só dessa legislação, há 16 anos que a Casa não realiza um concurso. Isso é um absurdo — destacou o vereador e segundo secretário da mesa, Jorge Eduardo Mascote (PMDB).

Para que o novo presidente possa dar continuidade ao processo de realização do concurso público, os 11 vereadores presentes na audiência assinaram um termo de compromisso com a Justiça. Os parlamentares terão até o dia 1º de dezembro para apresentação do organograma do concurso. Após esse prazo o Ministério Público deverá, em 10 dias, apresentar o Termo de Ajuste de Conduta que também será avaliado pela Casa e a partir daí, a publicação no Diário Oficial.

A próxima audiência com a juíza Andréia foi marcada para o dia 11 de novembro.

Fonte: Diário do Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *