“Mais vereadores”: Câmara de Novo Hamburgo cumprirá o que lei determinar

Presidente Antonio Lucas é contra medida aprovada pelo Congresso Nacional, mas diz que cumprirá decisão da Justiça.

Se depender do presidente da Câmara, Antonio Lucas (PDT), Novo Hamburgo não terá mais vereadores na atual legislatura. Entretanto, o parlamentar antecipa que cumprirá o que a Justiça determinar.

Em entrevista ao jornalista Felipe de Oliveira na TV Câmara, o parlamentar assumiu posição contrária à medida aprovada em setembro pelo Congresso Nacional. Com a promulgação da “PEC dos Vereadores”, a Emenda Constitucional nº 58 estabelece a criação de mais de sete mil vagas nas câmaras municipais pelo país. Em Novo Hamburgo, a nova composição passaria de 14 para 21 cadeiras. A medida estabelece que a nova regra é retroativa às eleições de 2008.

“Eu pessoalmente sou contra. Entendo que é uma despesa para o município nesse momento”, defende Antonio Lucas. “Mas se a Justiça determinar a posse imediata vamos cumprir.” Quem também falou sobre o assunto à TV Câmara foi a diretora-geral da Casa, Cléa Caberlon. No mesmo sentido do presidente, disse que a lei será cumprida. “A decisão da direção da Câmara é cumprir a Lei. O que for decidido, será cumprido. Os novos vereadores seriam bem recebidos”, explica.

Cléa falou também sobre a adaptação da estrutura do legislativo para receber os sete novos parlamentares. “É bom lembrar que com os vereadores vem mais assessores, temos que comprar mais material de expediente, novos computadores…” Segundo a diretora-geral, no entanto, não haverá transtornos. Os gabinetes também teriam que ser reduzidos. Até 2004, Novo Hamburgo tinha 21 vereadores. O Tribunal Superior Eleitoral – TSE determinou a redução para 14 e o espaço foi aumentado.

SUPLENTES REQUEREM POSSE

Na semana passada, dois suplentes de vereador em Novo Hamburgo requereram suas posses entendendo que com a Emenda Constitucional nº 58 estão legitimamente eleitos. Renan Schaurich (PTB) fez a solicitação à Câmara Municipal. Jorge Luz (PMDB), ao Cartório Eleitoral.

Fonte: Novohamburgo.org

8 comments

  1. emilio pedra

    isto nunca foi democracia quem manda e o judiciario

  2. Assis da Paraiba

    ACREDITEM, EM BREVE ASSUMIREMOS NOSSOS MANDATOS.

    FAÇAMOS UM APELO A TODOS OS NOVOS VEREADORES DO BRASIL QUE PERMANEÇAM ATENTOS A TODO MOMENTO, PARA NAO PERDER NOSSO FOCO, POIS EM BREVE ESTAREMOS ASSUMINDO OS NOSSOS MANDATOS, JA SOMOS VEREADORES PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    LIGUEM URGENTE PARA OS SENADORES E DEPUTADOS DE SEUS ESTADOS, ESPECIALMENTE OS QUE FORAM A FAVOR, E SAO CONSCIENTES DE SUAS RESPONSABILIDADES, ELES SABEM QUE A LEI PRECISA SE COMPRIDA, SE NÃO AMANHA COMO PODERAO OLHAR PARA SUAS ESPOSAS, FILHOS, NETOS, E ESPECIALMENTES SEUS ELEITORES, COM QUE CARA IRAO ENCARAR O DIA DE AMANHA,

    E PRECISO TER DIGNIDADE, MORAL E RESPEITO AO SEU MANDATO.E O MINIMO QUE SE ESPERA DE NOSSOS CONGRESSISTAR.SIGAM O EXEMPLO DO DEPUTADO FEDERAL MARIO HERING E TOMEM AS MESMA PROVIDENCIAS URGENTE.FAÇAM A VALER UMA NOVA ORDEM CONSTITUCIONAL VIGENTE NO PAÍS.NÃO SEJAMOS DESMORALIZADOS, JA BASTA O DISCRETO QUE VIVE A CLASSE POLITICA ATUAL.É
    O MINIMO QUE A SOCIEDADE ESPERA DE SEUS CONGRESSISTAS.NAO TENHAM MEDO, FAÇAM A VALER SUAS ATRIBUIÇÕES.

    PORTANTO TODOS OS NOVOS VEREADORES LIGUEM URGENTEMENTE PARA OS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS DE SEUS ESTADOS, COBRANDO UM POSICIONAMENTO FORTE, FIRME E CORAJOSO A FAVOR DO CUMPRIMENTE DESTA NOVA ORDEM CONSTITUCIONAL,

    TENHO CERTEZA QUE SEREMOS VITORIOSOS.

    POR ASSIS DA PARAIBA (COORDENADOR ESTADUAL DA F.L.B)

    SEM MEDO DE SER FELIZ E ACREDITANDO NA JUSTIÇA DO MEU PAÍS

    FONE: 0xx 83 9134-8867

  3. Assis da Paraiba

    Mário Heringer Fala

    Caros Amigos,
    Muitos anos juntos e com os mesmos sonhos….Alguns nos desacreditam, tentam nos desestimular, fingem-se de parceiros….Muitos (380) votaram conosco…vencemos??? Parece que não…agora aparecem os adversários de nossa tese justificando o voto contra alegando que ‘já sabiam”…mentirosos e aproveitadores…Estão agora posando de bonzinhos.
    No dia 28 teremos a batalha final….os Ministros do Supremo terão a oportunidade de mostrar ao país que o equilíbrio entre os poderes existe.
    Não há desculpas de RETROATIVIDADE…2008 é parâmetro para a recomposição AGORA, JÁ. e DAQUI PARA FRENTE. Não abusem da inteligência das pessoas.
    Estamos organizando com alguns deputados, que são advogados( INFELIZMENTE NÃO SOU ) para que no dia 28 estejam habilitados no STF para fazerem sustentação oral em nossa defesa. É preciso que os deputados apareçam no cenário deles, dizendo a eles que eles estão errados. Já falei com Flávio Dino(pcdob), Arnaldo Faria de Sá(ptb), Pompeo de Matos(pdt)……espero que consigamos mais…. EU NÃO DESISTO! Abraços,
    Mário Heringer

  4. Jose

    É um absurdo essa liminar. Vamos lutar pelo nosso voto . impeachment já

    Essa EC passou pela CCJ . Votação favoravel + 400 SIM

    Nós já tiramos Presidente do poder ou esqueceram?

    È uma vergonha para a democracia .

    É isso mesmo deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) . Obrigado por ajudar e fazerem cumprir o

    direito dos suplentes

    Que Deus abençoe a todos e proteja os suplentes que estão diariamente lutando para pdoerem trabalhar .

  5. ANATONIO RIBEIRO

    Por favor! Informem-me, precisamente, quando será julgada pelo STF a ADI 58/09, que trata da RECOMPOSIÇÃO DAS CÂMARAS DE VEREADORES. Agradeço aos companheiros que pudrem me informar.
    Obrigado!

  6. JORGE TATSCH

    ACHO QUE DEVE SER APROVADO A LEI DOS 21 VEREADORES EM NOVO HAMBURGO DEVIDO OS NUMEROS DE HABITANTES DA NOSSA CIDADE.

  7. Carlos Roberto

    Só tem políticos ou puxa sacos de políticos entre os comentaristas deste espaço? Temos muitos maus representantes em todos os níveis( municipal, estadual e federal). Ainda bem que reduziram e espero que nunca mude, a não ser para reduzir ainda mais o número de legisladores. Quanto menos políticos menos escândalos e pizzas para engolirmos duras, secas e frias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *