Deputado consulta TSE sobre efeitos da PEC dos vereadores

O deputado federal Silvio Costa (PMN-PE) fez uma consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na qual ele pergunta sobre os efeitos da PEC dos Vereadores, que aumenta em mais de 7 mil o número de cadeiras nas Câmaras Municipais do País.

O parlamentar pergunta se a PEC, entrando em vigor após a realização das eleições, pode ter efeito retroativo, ou seja, se os suplentes eleitos em 2008 poderão tomar posse caso a proposta seja aprovada. O ministro Fernando Gonçalves, do TSE, é o relator da consulta.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes declarou nesta semana que “dificilmente” a PEC dos Vereadores terá efeito imediato.

Grande ABC – Na região, caso aprovada, a quantidade de cadeiras nas Câmaras Municipais saltará de 108 para 151, o que representa 43 novas vagas de vereadores (veja quadro abaixo). Vale lembrar que, mesmo com as mudanças, o Legislativo municipal não poderá aumentar seu limite de gastos:

Fonte: Diário do Grande ABC

Município Vereadores hoje Vereadores com a PEC Aumento
Santo André 21 27 28,6%
São Bernardo 21 29 38,1%
São Caetano 12 19 58,3%
Diadema 17 23 35,3%
Mauá 17 23 35,3%
Ribeirão Pires 11 17 54,5%
Rio Grande da Serra 9 13 44,4%

14 comments

  1. O CABEÇA BRILHANTE DE MANACAPURU-AM

    DE NOVO ESSA CONSULTA ??

    A MESMA JÁ FOI RESPONDIDA PELO TSE EM 2007 CONSULTA-CTA NÚMERO 1421 FEITA PELO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA (PSB-PE), O PLENÁRIO NA OCASIÃO ACOMPANHOU O VOTO DO RELATOR MINISTRO JOSÉ DELGADO, QUE AO PROFERIR SEU VOTO CITOU UMA DECISÃO DO MINISTRO PRESIDENTE DO TSE MARCO AURÉLIO:

    QUE NO MANDADO DE SEGURANÇA NÚMERO 2062 PROFERIU QUE NESTE PROCESSO DECIDIU QUE A ALTERAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES POR EMENDA CONSTITUCIONAL TEM APLICAÇÃO IMEDIATA, NÃO SE SUJEITANDO AO PRAZO DE UM ANO PREVISTO NO ARTIGO 16 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    AGORA SÓ FALTA O TSE MUDAR O SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO PARA DESMORALIZAR O CONGRESSO NACIONAL … SÓ FALTA ISSO UM PODER QUERENDO MANDAR MAIS QUE O OUTRO !!!!

    A PEC É MORAL É LEGAL É MAIS POVO É MAIS FICALIZAÇÃO É MENOS GASTOS COM AS CÂMARAS E MAIS REPRESENTATIVIDADE PARA O POVO !!!

    PEC JÁ SUPLENTES DE TODO BRASIL PREPAREM-SE POIS LOGO OS AMIGOS ESTARÃO ASSUMINDO VOSSAS CARDEIRAS NO PARLAMENTO MUNICIPAL !!!!

  2. maria paula

    Se a lei orgânica dispuser de forma diferente, não há como aplicar imediatamente a pec 336! Ou estou errada?

  3. O CABEÇA BRILHANTE DE MANACAPURU-AM

    HIERARQUIA DAS LEI

    EMENDA CONSTITUCIONAL ESTA ACIMA DE LEI ORGÂNICA OK !!!!

  4. Marcos Moraes

    A PEC 336/2009 SE APROVADA NO SEGUNDO TURNO, SERÁ PROMULGADA PELA MESA DIRETORA DA CÂMARA, COM EFEITO IMEDIATO.O SENADO JÁ APROVOU.VEJAM O ART. 3º DA RESOLUÇÃO n. 21702/04 do TSE DE 2 DE ABRIL DE 2004.

  5. PATRICK XIMENES

    Gostaria de saber se o municipio de JABAOTÃO DOS GUARARAPES-PE irá se beneficiar com a aprovação da PEC.

  6. Luis Carlos Rodrigues

    APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!! APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!! APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!APROVADA APROVADA A PEC DO POVO !!!

  7. Luis Carlos Rodrigues

    O CONGRESSO NACIONAL NESTE MOMENTO ÀS 22H 00MIN DÁ UMA RESPOSTA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
    ACABA DE APROVAR A PEC DA RECOMPOSIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS, COM ISTO TAMBÉM O CONGRESSO DEVOLVE AO POVO BRASILEIRO O SEU PODER DE REPRESENTATIVIDADE QUE É A PEC DOS VEREADORES. AGORA SÓ NOS RESTA O JUDICIÁRIO RECONHECER E CUMPRIR COM OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, SENDO UM DELES A INDEPENDEÊNCIA DOS PODERES.
    PARABÉNS CONGRESSO NACIONAL PELA DEMONSTRAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA E COMPROMISSO PARA COM O POVO BRASILEIRO. PARABÉNS VEREADORES SUPLENTES.

    QUE DEUS NOS ABENCOE NESTA NOVA CAMINHADA JUNTO AOS MENOS FAVORECIDOS DE NOSSO PAÍS, QUE REALMENTE HONREMOS O NOSSO MANDATO.

  8. Fabricio Faustina

    A Constituição Federal, e a PEC 336/09, definem o número máximo de vereadores, cabendo a Lei Orgânica estabelecer o número de cadeiras, não necessáriamente será o número máximo previsto na carta magna.

    A maioria das Câmaras Municipais estabelecem o teto máximo, mas prevê isso em números, ex:

    Tubarão – SC: Atualmente a CF prevê o número máximo de 10 vereadores e a Lei Orgânica diz que são 10 vereadores, nestes casos a Câmara terá que alterar a Legislação Municipal.

    Em outros casos, a lei municipal não cita números, apenas diz que o número de vagas corresponde ao máximo previsto na Constituição Federal, nestes casos não é necessária nenhuma alteração.

  9. Janio Ribeiro

    Promulgada ontem numa sessão solene história e publicada hoje no Diário Oficial da União como Emenda Constitucional n 58. Não tem blá-blá-blá da mídia nem pressão da OAB é lei cumpra-se. Posse já aos legitimos representantes do Parlamento Municipal Brasileiro

  10. JEFFERSON CONTERNO - assessoria

    Primeiramente o TRE local irá fazer uma nova contagem de votos, nda será feito sem uma nova recontagem, assim será identificado os novos vereadores, passo seguinte será o supremo notificar
    todas as Câmaras Municipais do Brasil, para identificar e autorizar as devidas posses parlamentar.
    Nada será Imediato, tudo será ainda avaliado pelo Supremo. talvez 2010 ou 2012.

  11. JEFFERSON CONTERNO - assessoria

    Atenção : para que possam ocupar as vagas nas câmaras antes serão também nescessário a mudança de Todas as Leis ôrgânica de TODO o BRASIL …….. este pode ser motivos também á indefinições .

  12. Claudia

    Boa tarde! Vejo muita especulação mas nada de concreto ainda! Os que lutam contra a EC 58/2009 na verdade estão desesperados com a medida de redução dos repasses. Uma vergonha! Quanto à opinião do Presidente do TSE, no meu ponto de vista é irrelevante, uma vez que a EC 58/2009 já está em vigor e acaso não se edite uma resolução urgente para se fazer cumprir a constituição, é direito dos “suplentes” entrar com mandado de segurança, que tramita com total independência de qualquer suposta “ADIN” a ser impetrada pela OAB. Direito líquido e certo usurpado é atacado via Mandado de Segurança. Uma pena não haver uma pressão poítica dos partidos políticos, detentores das cadeiras, e que deveriam ser os mais interessados. Aliás, até hoje não entendo essa falta de interesse… Mas, creio que a justiça foi feita e o erro do TSE corrigido! Deveriam agora tomar vergonha na cara e determinar a diplomação e posse com urgência!

  13. Doctor T

    Caríssimo “CABEÇA BRILHANTE DE MANACAPURU-AM”

    Lamento desapontá-lo, mas, “vais cair do cavalo”!

    Usando sua própria argumentação, creio que não leu na íntegra a “consulta 1.421” de 2007 (TSE).
    Vejamos:
    EMENTA: CONSULTA. EMENDA CONSITUCIONAL QUE REGULAMENTA NÚMERO DE VEREADORES. APLICAÇÃO IMEDIATA DESDE QUE PUBLICADA ANTES DO FIM DO PRAZO DAS CORRESPONDENTES CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS. (…) 2. Ressaltou-se que: “todavia, a data-limite para a aplicação da emenda em comento para as próximas eleições municipais deve preceder o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final de realização das convenções partidárias.” 3. Consulta respondida positivamente, com a ressalva acima mencionada.
    Neste diapasão, considerando que as convenções partidárias se deram até 30 de junho de 2008, resta claro que a aplicação não é imediata, só valendo a partir do pleito de 2.012.

    Att. Doctor T

  14. Jorge Moraes

    Muito bem colocado Sr. Doctor T!

    O “CABEÇA BRILHANTE DE MANACAPURU-AM” já caiu do cavalo, e sabem porque, porque esse cavalo que ele estava montado era “cavalo de pau”!!

    Jorge Mora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *